"As pessoas de todas as regiões da Índia, há milênios, utilizam vestimentas de acordo com seus costumes e religiões, em uma intensa profusão de cores.
O subcontinente fazia parte da antiga rota comercial, conhecida como Rota da Seda, que ia dos portões do Ocidente até o coração da Ásia Central.
O Império Kushan, que governava o país no período de 1 a 3 d.C., promoveu as maiores trocas culturais do mundo antigo com o centro da Ásia e o Ocidente. Este foi o primeiro contato do resto do mundo com as tradições, e, inclusive, com as vestimentas indianas.
Basicamente feitas de algodão, planta nativa da região, ou seda, no caso das famílias e clãs mais abastados, as roupas indianas tinham formatos e cores até então desconhecidos dos ocidentais.
Roxo, vermelho, amarelo, verde, nunca antes vistos tão detalhadamente trabalhados e ornados quanto nas roupas indianas encantaram os olhos dos ocidentais.
Embora hoje seja comum encontrar pessoas usando calças jeans, camisa e calça sociais na Índia, grande parte da população continua a utilizar as vestimentas tradicionais, enorme símbolo da identidade cultural indiana."
( In: ÍNDIA: Os caminhos entre a fé e a modernidade. São Paulo: Editora Escala, 2009, página 78)
2 comentários:
Realmente as roupas indianas são lindas. Pena que nem sempre o sapato acompanha né?
Bjinhos
Pois é né?
Fala sério, a senhora consulesa vestir um saree todo lindo e no pé um sapato ocidental...
=(
Postar um comentário