Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Indian Style: Bangles, rings, maquiagem, acessórios, jóias e afins...

Fotos by Meena Kadri

Desde tempos antigos, as altas castas da sociedade indiana, os clãs mais abastados e as pessoas mais ricas têm o hábito de utilizar muitos acessórios na hora de se vestir.

Jóias e pedras preciosas sempre foram utilizadas na Índia como adorno pessoal, e o povo do subcontinente é, habitualmente fascinado por elas. Com a chegada do ouro procedente das trocas e do comércio com o Ocidente, o encantamento aumentou ainda mais.

As mulheres adoram brincos, pulseiras e colares feitos de ouro e pedras preciosas, principalmente uma, muito similar ao rubi, de nome espinélio, altamente valorizada na Índia.

Outra grande paixão das mulheres indianas é a maquiagem, que varia de pinturas e tatuagens de henna até o famoso bindi, aquele pontinho vermelho na testa, considerado um símbolo sagrado hindu que representa o shakti, força feminina do cosmo. Acredita-se que ele proteja as mulheres e suas famílias.

Atualmente, o bindi é usado por mulheres de toda sociedade indiana, e não se restringe mais ao ponto circular tradicional, sendo considerado também em outros formatos, como qualquer joalheria utilizada para adorno na testa.

A maioria das mulheres também segue a tradição de utilizar muitos brincos e piercings no nariz. Hoje em moda, esse hábito nasceu na Índia há milhares de anos.

Já os homens utilizam brincos e gostam muito de relógios, pulseiras e, principalmente, anéis, um dos ornamentos prediletos do subcontinente.

(Tradições que encantam: Acessórios. In: ÍNDIA: Os caminhos entre a fé e a modernidade. São Paulo: Editora Escala, 2009, páginas 79 e 81) 


Para outros artigos interessantes aqui no blog:



Share |

10 comentários:

Anônimo disse...

É tudo muito lindo, por isso o estilo é tão copiado e inspirador. Dá vontade de usar tudooooo

Bjs

Flávia Simas disse...

Gosto muito dos acessórios, porém abomino a obrigação de usá-los.

۞ Potira ۞ disse...

Pois é Joyce, é tudo muito lindo mesmo, mas eu tenho que cuidar e usar em pequenas doses... hihihihi

Flá, isso de ser obrigado é complicado mesmo, eu como sou 1/2 anarquista se fosse "obrigada" iria abominar só em protesto, mesmo que eu achasse lindo... kkkkk

Eu sou assim, tem dias que quero sair com todas as pulseiras e acessórios, perigo até de ficar presa naquelas portas de banco...

Já em outros só uso um pequeno brinco...

=D

۞ Potira ۞ disse...

Flávia,

Eu tava pensando agora que esse lance de obrigar a usar toneladas de acessórios é uma complicação apenas para nós que não somos indianas.

Nunca ouvi falar de alguma indiana que não gostasse de ganhar uma jóia... E para elas essa cultura de se encher de jóias não é estranho, é tão comum que elas acham que é regra geral.

A gente que não tem este hábito vai achar meio exagerado estéticamente, vai dizer que atrapalha os movimentos, vamos pensar que é algo super estranho...

Eu penso o mesmo em relação aos sapatos de salto alto. =D

As mulheres usam saltos altos, que não são confortáveis, que dão bolha, que apertam, que deformam o pé... Tem mulher que caminha pela cidade toda, sobe e desce escada de salto alto desde manhã até de noite.

Eu fico olhando para isso e acho uma violência, quase uma auto-flagelação, mas elas estão tão acostumadas e parece tão natural que elas acham estranho eu e minhas sapatilhas, botas e sandálias sem saltos...

=D

Camila Flavia disse...

Bangles, rings, maquiagem, acessórios, henna... AMOOOO
Não me incomodaria nem um pouco em ter que andar pelas ruas feito árvore de natal...

MANUPINK disse...

OI TUDO BOM POR AI?BOM ESTOU TE INDICANDO UM SITE DA MINHA PRIMA MARCELA BELLAS, AS MUSICAS DELA SÃO LINDAS, ESPERO Q GOSTE!
WWW.MARCELABELLAS.COM.BR

BJOKAS!

AH!SOU SUA SEGUIDORA, APAREÇA NELE, SEJA BEM VINDA!

b disse...

Os adornos na India são reflexo do brilho , da cor, que há em cada gesto de cada indiano(a) - um povo antigo de valores.
Sua postagem remete a pensar e pesquisar e por isso, muito obrigada.

۞ Potira ۞ disse...

Minha amiga Camila, vamos nos produzir e andar pelas ruas no maior estilo... hihihi

=D

Manu, valeu pelo link.


b, obrigada e obrigada...

=D

Anônimo disse...

q show!
mas eu JAMAIS usaria piercings

۞ Potira ۞ disse...

Débora,

Alguns destes aí são exagerados mesmo, mas particularmente eu acho bonito um pequeno piercing no nariz...

=D

Related Posts with Thumbnails