Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

"Oriente-se" mapas antigos da Índia e Hindustão: Sonho de consumo!

 

Tem quem passe em frente a alguma vitrine de loja e fique hipnotizada com o mais novo modelo de algum objeto de consumo... Homens que desejam o carro do ano, mulheres apaixonadas por bolsas, sapatos ou jóias.

E eu, enlouquecida por livrarias e raridades. Olhando livros raros pela internet, achei o mapa acima no site da Brian DiMambro. Agora virou sonho de consumo da historiadora reles mortal que vos escreve!

 
  
 BUSSEMACHER,J. " India Orientalis" Cologne, 1600.

 Criada em meio aos livros e mapas da minha mãe, durante a adolescência eu tive um mapa-mundi na parede do quarto, tudo isso porque eu gostava de ler sobre outros países e utilizar o mapa para me localizar. Eu tinha um mapa atual, mas meu sonho sempre foi um mapa velho... e da Índia. Quem sabe um dia consigo uma reprodução destas pra povoar a minha parede.

Segue abaixo alguns dos mapas indianos que fazem parte do catálogo da inglesa GARWOOD & VOIGT especializada em livros e mapas antigos.
 
 
L’INDE DE ÇA LE GANGE, SUIVANT LES NOUVELLES OBSERVATIONS’. Map of India with pictorial cartouche. Pieter van der Aa, Leiden 1714

 
‘HINDOOSTAN’. Sidney Hall 1827


 
‘HINDOOSTAN’. Doublepage map of India. Sidney Hall ca. 1850



'BRITISH INDIA'. Map of India with four vignettes in the corners. Engraved by J. Rapkin for John Tallis ca. 1851

'BRITISH INDIA'. Map of India, the usual four vignettes in the corners replaced by tables given the dates and localities of the Indian Mutiny and Massacres in 1857-58. Rapkin for London Printing and Publishing Company ca. 1860



 
MADRAS, NAGPOOR & HYDERABAD, BOMBAY, BENGAL, EASTERN PROVINCES, NORTH WEST PROVINCES AND OUDE, WESTERN STATES, PUNJAB & CASHMERE. Edward Weller for Weekly Dispatch Atlas ca. 1863

Lett’s Popular Atlas 1891

Lett’s Popular Atlas 1891

SOUTHERN INDIA'. Map of southern India with 6 vignettes. Engraved by J. Rapkin for John Tallisca. 1851
 
Share |

5 comentários:

Eder Santos Carvalho disse...

Muito legal.Adorei os mapas.Eu que sou um arquiteto metido a historiador, adoro antiguidades.Esses mapas são demais.
Torço para você conseguir uns exemplares em breve.

Camila Flavia disse...

Compartilhamos do mesmo gosto, menina tb fico doida por antiguidades. Ah um mapa deste....
Um dia a gente chega lá!!

۞ Potira ۞ disse...

Aaaaiiinnn...


Eder, tú é um arquiteto apaixonado por história e eu uma historiadora apaixonada por arquitetura... Espero continuar sempre aprendendo coisas novas contigo meu amigo.

Camila, é isso aí guria! Já pensou a gente numa feira de antiquidades orientais?

AAiiinnn, eu ficar maluca!!!

=D

Anônimo disse...

A sua pesquisa é muito boa, é muito bom aprender coisas novas e tão diferentes.

۞ Potira ۞ disse...

Ohhh Mia,

Muito obrigada, fico feliz!

=)

Related Posts with Thumbnails