Texto escrito por Potira em 20/02/2021 para o blog As Mil e Uma Índias
Você já viu pelas redes sociais alguma das imagens abaixo? Há quem diga que são vestígios de alguma misteriosa civilização que estava submersa em um rio na Índia. Outros acreditam que seja prova da existência de Atlântida. Alguns afirmam que os "misteriosos" símbolos são representações de naves espaciais e até quem alerte que o rio Ganges está secando pelo excesso de barragens. Mas será que estas imagens são reais? O que elas realmente significam? Ficam realmente na Índia? Ficam no rio Ganges?
![]() |
Algumas das imagens postadas nas redes sociais sem créditos e sem fontes |
Lembrando que os debates decoloniais já evidenciam que ao longo da história o colonialismo tratou como "alienígena" qualquer evidência material que mostrasse grau elevado de sofisticação, refinamento e desenvolvimento tecnológico dos povos subjugados. Não me proponho aqui a discussão sobre a crença na existência de Atlântida, assim como deixo de lado o debate sobre a questão fluvial do Ganges ou de qualquer outro dos milhares de rios indianos (que mudam seu volume de água em razão das monções ou de outras alterações climáticas e/ou humanas.)
Não é a primeira vez que me deparo com estas imagens e com o mesmo boato. Mas agora estou vendo alguns brasileiros compartilhando imagens de dois locais diferentes (um na Índia e outro no Camboja) como se fossem de uma recém descoberta cidade indiana que ficou visível após a seca do rio. Por não termos muitas informações em português vou trazer aqui algumas traduções com as devidas referências e no final uma explicação da mitologia hindu sobre os símbolos lingas.
Em 16 de julho de 2018 numa reportagem de Harsha Singh para o The Times of India chamado "A verdade por trás do surgimento de 'um lakh (unidade de medida indiana equivalente a 100.000) de Shiva Lingas' num rio em Karnataka" consta que as imagens são verdadeiras, mas as informações atribuídas a ela são falsas. O boato dizia que pela primeira vez na história da Índia poderiam ser vistas centenas de milhares de shivalingas no rio Shivakashi em Karnataka, Índia.
![]() |
Uma das postagens que espalhou o boato reproduzida no The Times of India |
![]() |
Esculturas em Kbal Spean, Camboja postadas na matéria do The Times of India |
![]() |
Esculturas em Kbal Spean, Camboja postadas na matéria do The Times of India |
Um comentário:
riquíssimo! Muito obrigado pelas informaçoes e pela aula!!!
Postar um comentário