"Todas as pessoas que percorreram as estradas da Índia nos últimos cinqüenta anos falam com emoção do Ambassador. Este carro indiano, imutável durante décadas, faz, para sempre, parte da paisagem indiana do século XX. Milhões de unidades foram fabricadas, de acordo com um modelo que jamais sofreu alterações. Por que modificá-lo? Motor muito lento e resistente, carroceria pesada e robusta, velocidade máxima de 70km/h, raramente afetada por causa da condição das estradas, cor uniforme bege, amortecedores sumários, espaço interno suficiente para que cinco passageiros, mais o motorista, se sintam relativamente à vontade, com a possibilidade de instalar um bagageiro no teto: tudo foi reunido para fazer do Ambassador um carro para a eternidade.
(...) No continente da metamorfose, o Ambassador era uma imagem de permanência; no século da precipitação, a lentidão. Em uma palavra, ele era um automóvel vishnúico*. Numa tradição politeísta, no fundo ele constituía uma imagem ambulante da unidade e da manutenção do mundo."
* Relativo a Vishnu, deus da mitologia indiana conhecido como protetor e preservador da ordem do mundo.
CARRIÈRE, Jean Claude. Índia: um olhar amoroso. São Paulo: Ediouro, 2009.pág. 29
6 comentários:
Muito legal a postagem sobre o ambassador.Deve ser divertido guiar um carro antigo assim.
Vi seu comentário no meu blog.Em junho pretendo ir com minha prima de Cachoerinha no Iberê.Ela também não conhece.Se quiser ir junto, tá feito o convite!Abraço
Um carro a 70 Km/h e já evita muitos problemas. Tem leis aí que dizem que a máxima permitida é 80 Km/h, sendo que continuam fabricando carros que disponibilizam mais do que isso. É até contraditório, mas mercado é mercado... Responsabilidade de cada um também. Quero ter um pretinho desses! Ou seria uma heresia pintá-lo? Muito bom, Po!
Muito legal Potira!!!
:)))))
Eder,
Obrigada pelo convite, vamos ver se eu não vou com o Marcos junto e fizemos uma saída de campo... =D
Mirella,
Concordo contigo viu! Eu vejo alguns desses carros pintados de amarelo, transformados em taxis. Preto ficaria lindo!!!
=D
Muito obrigada Viviane!
=)
sempre muito bom estar por aqui e xeretar suas publicações rs...
namastê!
Namaste Ricardo!
Seja sempre muito bem vindo para xeretar o quanto quiser...
=)
Postar um comentário