Título Original: The path of Discipleship
Edição orignal de The Theosophical Publishing House, Adyar, Madras, Índia.
Este livro é a publicação de uma série de conferências públicas proferidas por Annie Besant na Índia. Utiliza diversos termos sânscritos que nem sempre econtram um correspondente para serem traduzidos para o português, por isso o livro traz um breve glossário que irei reproduzir logo abaixo.
Glossário de Termos Sânscritos usados no Texto
Akasha. O principal dos cinco ou sete Tattvas; o éter, causa psíquica e espiritual do som. Nos arquivos akásicos ficam permanentemente gravados todos os sons, acontecimentos e palavras que proferimos.
Arhat. "Digno"; é aquele que atingiu a quarta iniciação e se tornou um adepto. Pode ver o Nirvana durante a vida.
Avatar. Uma encarnação Divina.
Chela. "Criança". Discípulo de um guru ou sábio; prosélito de algum adepto de escola de filosofia. No Oriente também se chama chela ao discípulo aceito para o estudo de Ocultismo.
Dharma. Lei, dever, religião; é o dever e o seu cumprimento.
Gunas. São as três qualidades da matéria, os três modos de manifestação cósmica: Rajas, a energia, a atividade, a força centrífuga; Tamas, a inércia, a resistência, a obscuridade, a força centrípeta; Sattva, o ritmo ou equilíbrio que há de resultar de ambas as anteriores, isto é, a verdade, a pureza, a luz.
Hamsa. "Cisne", o pássaro branco, símbolo da sabedoria e da iniciação. Segundo a tradição, tinha o poder de separar a água e o leite misturados, e daí representar a virtude ou faculdade do Discernimento espiritual. No Hinduísmo chama-se Hamsa àquele que atingiu a terceira grande iniciação.
Jivanmukta. "O liberto ou emancipado em vida". Um adepto ou iogue que chegou ao último estado de santidade e se libertou da escravidão da matéria.
Karana Sharira. O corpo causal que, por ser permanente, passa de uma encarnação para a outra.
Linga Sharira. É o duplo etérico, que faz parte integrante do corpo físico.
Paramahama. Aquele que está além de Hamsa.
Sannyasi. O asceta que renunciou a todos os atrativos da vida terrestre.
Siddhis. "Atributos de perfeição", poderes ocultos que, graças à sua santidade, adquirem os iogues.
Titiksha. Longa e inalterável paciência; resignação, renúncia.
Tattva. "Aquilo" eternamente existente, e também os diferentes princípios da Natureza, em seu significado oculto. Dá se também o nome de Tattva aos abstratos princípios de existência, ou categorias, físicas e metafísicas, que são correlativos aos sentidos externos e internos do homem.
7 comentários:
I visited your blog and i like the way it is, although i do not know portugese
I have been on your blog and i like it,although i do not know portugese
Thank you Zanil.
You can translate and read... Hope you like.
=)
Olá, tenho lido mto a respeito do Islam, daí achei seu blog, li alguns posts e gostei. Quero deixar aqui meu abraço e indicação de um outro blog, se puder dê uma olhada, é sobre o Islam.
http://rafik-rafikresponde.blogspot.com/p/razao-deste-blog-existir.html
Adorei o post. Há alguns anos, eu havia iniciado meus estudos em leitura de sânscrito, bem arcaico. Até senti saudades...
Obg pela visita...adorei tudo por aqui, a música é linda...quero voltar com calma e desbravar todo esse universo oriental daqui...Bj e um bom fim de semana!
Beijo e bom fim de semana Frank...
Obrigada pela visita e até a próxima!
=)
Postar um comentário