"(...) Agitação, aliás, é palavra branda para descrever o que acontecia ao nosso redor. Andar por Delhi pode ser atordoante. Fiquei até tentando imaginar como é ser indiano e não sentir a interferência disso tudo. Meu amigo certamente nem prestava atenção ao corre-corre. Mas nós, como turistas (e mesmo eu que nem estava lá pela primeira vez), não conseguíamos resistir às imagens que disputavam nosso olhar. Dezenas de homens magros e sujos agachados em frente a restaurantes, esperando o cozinheiro doar um pouco de comida (na tradição muçulmana, você tem o dever de ajudar os pobres); passageiros discutindo com motoristas de tuk tuk sobre o preço de uma corrida; famílias inteiras (e agregados) sentadas em corredores transformados em lojas de tecidos, com centenas de saris (a roupa tradicional para as mulheres), esperando seus clientes; velhos homens de idade imprecisa caminhando apenas com um pedaço de pano na cintura pela fachada do Forte Vermelho. Coisas demais, precisávamos descansar."
Antes de existir o tuk tuk, havia o riquixá. Sem motor (cujo barulinho dá nome ao tuk tuk), ele é apenas uma cadeira atrelada a uma bicicleta - e haja pernas para o condutor conseguir levar dois (ou mais) passageiros pelas ruas da "velha Délhi".
CAMARGO, Zeca. A fantástica volta ao mundo/registros e bastidores de viagem por Zeca Camargo. São Paulo: Globo, 2004. Página 162- 163.
5 comentários:
R.B. Côvo, eu adoro literatura, pode deixar que estou abrindo aqui o teu blog e quero conhecer sim...
Muito obrigada pela visita e pela indicação pra conhecer teu blog. Seja muito bem vindo por aqui...
Um abraço,
=)
Deve ser bem legal andar nesses Tuk Tuk.E o condutor deve estar sempre em forma, porque para puxar um destes com duas ou mais pessoas, precisa de muita perna!
Eder,
Se um dia eu ficar gordinha vou trabalhar puxando riquixá pra manter a forma...
=D
Dizem que a India é assim: ou você ama ou Você odeia! Não tem meio-termo! As opiniões sobre a Índia são tão diversas que fico confusa, sabia? Mas confesso que há coisas na moda que eu gosto muito rsrsrsrs
Quanto à novela Caminho das Índias, não boto muita fé. Pode até ter retratado coisas certas, mas fico na dúvida, ainda mais sobre a polêmica que foi com a novela O Clone!
De qualquer forma, eu gostei do teu blog! Gosto de ouvir, de brasileiros (as), opiniões sobre as culturas do mundo, porque acredito serem mais imparciais possível :)
Kiara,
Obrigada pela visita, pelos comentários...
Pois é, eu não acredito em imparcialidade, até porque conheço pessoas que tiveram experiências traumáticas em relação a viagem para a Índia e fazem blogs falando mal do país.
Mas sempre é bacana disponibilizar de diferentes olhares sobre um mesmo assunto... Viva a diversidade!!!
Quanto à novelas, infelizmente não as acompanho, nem tenho televisão. Fico com meus livros e o computador...
=D
Postar um comentário