Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O fim do incenso?


Uma pesquisa realizada na Holanda e Etiópia afirma que a produção de incenso poderá acabar em 50 anos. Isso porque as árvores da espécie boswellia, matéria prima para a fabricação de incensos, estão desaparecendo. Os principais motivos seriam queimadas, áreas de pastagem e ataque de insetos. Por causa disso, a produção de incenso poderia cair pela metade em 15 anos e acabar completamente em 50. A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Applied Ecology.

O estudo de dois anos, conduzido pela Universidade de Wageningen, na Holanda, verificou 6.000 árvores boswellia. Os pesquisadores descobriram que o número de árvores nativas está caindo, não apenas aquelas extraídas para a produção da matéria prima do incenso.

A árvore, que também é usada na fabricação de perfumes, cresce na África e na Península Árabe. De acordo com os especialistas da Universidade de Wageningen, na Holanda, o manejo atual da espécie é insustentável. "Nossos modelos mostram que dentro dos próximos 50 anos a população de boswellia terá diminuído radicalmente, condenando a produção da matéria prima do incenso".
Via Exame
Share |

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails